Origem Pagã
A origem da árvore de Natal vem simbologicamente de religiões pagãs, muito embora seja um feriado Cristão.
Antigamente, antes até mesmo de Cristo muitos povos acreditavam que o Sol era um Deus e o inverno acontecia porque ele havia adoecido.
Plantas e arvores sempre tiveram significados únicos para eles, e as que permaneciam verdes o ano todo ainda mais, acreditavam até que algumas conseguiam afastar doenças e maus espíritos.
Por isso, em muitas ocasiões colocavam nas portas de suas casas, criando uma “decoração”.
No hemisfério norte, o solstício de inverno cai entre os dias 21 e 22 de dezembro.
E era esse o costume, alem disso as plantas acabavam virando amuletos e os faziam lembrar que logo o deus melhoraria e viria à primavera trazendo dias melhores.
Romanos
Os povos romanos durante o festival em honra a Saturno, o Saturnália também usavam plantas e galhos pra atrais fartura nas próximas colheitas.
Cristãos
Já os cristãos passaram a usar as árvores como um sinal de vida eterna com Deus e eram usadas em encenações medievais nas igrejas representando as “arvores do Paraíso”.
Mas ninguém sabe ao certo quando os pinheiros tenham começado a serem utilizados.
O primeiro uso documentado de uma árvore nas celebrações de Natal e Ano Novo foi na praça da cidade de Riga, capital da Letônia, no ano de 1510.
Nessa praça, existe uma placa dizendo que aquela foi a primeira árvore de Ano Novo, sendo que a frase está traduzida em oito idiomas.
Popularização
Mas a popularização aconteceu de forma intensa em 1846.
A Rainha Vitória e o príncipe Albert foram ilustrados em volta de uma árvore de Natal com seus filhos.
E como era muito popular entre os súditos acabou se tornando moda e espelhando pra diversas partes do mundo.
Fonte: (https://www.megacurioso.com.br)
Nos sigam nas nossas redes sociais! Instagram @jn_fitas e Facebook.
Estamos sempre postando novidades e nossos produtos pra vocês, aproveitem e façam seu pedido aqui mesmo pelo site e deixe seu Natal ainda mais com a sua cara com fitas e adesivos personalizados!