Você já ouviu falar do Senhor do Bonfim? Sabe qual é a sua origem e por que tem esse nome? Nesse blog você irá descobrir a resposta para essa e outras questões sobre uma figura tão emblemática na cultura baiana.
O Senhor do Bonfim
Quando uma estátua de Jesus Cristo crucificado apareceu boiando em um rio português, a população logo a encarou como um sinal divino. Desse modo, não demorou muito para que ela fosse celebrada por todos.
Por ser uma imagem importante, as pessoas também refletiam sobre o fim que ela teria, o qual deveria ser um “bom fim”. E com o tempo, logo todos a conheceram por “Nosso Senhor do Bonfim”, sendo abrigada por uma igreja local que também adotou o nome.
O Senhor do Bonfim no Brasil
Durante uma de suas viagens para o Brasil, o dono de três navios negreiros, Theodósio Rodrigues de Faria, enfrentou uma grande tempestade. Para sobreviver, o homem realizou preces para o Senhor do Bonfim, dizendo que o traria para o país caso sobrevivesse.
Como o seu pedido foi atendido, o marinheiro logo trouxe uma imagem do Bonfim para o território brasileiro, em Salvador. E assim como ocorreu em Portugal, não demorou muito para aquele território se tornar adepto a nova imagem.
Atualmente, o Senhor do Bonfim é o padroeiro não oficial de Salvador, sendo popular em todo o país. Tanto, que surgiram produtos e eventos com o seu nome, como a Fita do Bonfim e a lavagem da escadaria.
Fita do Senhor do Bonfim
A Fita do Bonfim foi criada como uma forma de arrecadar fundos para a instituição do Senhor do Bonfim, e também conceder pedidos para os fiéis. Assim, quando alguém usava uma fitinha, ajudava a igreja e tinha direito a três pedidos.
Com o tempo, a fita passou a ser usada em diversos eventos e para variados propósitos. Então, ela logo se tornou um acessório e objeto promocional, sendo usada tanto no Brasil quanto em todo o mundo.
Onde Encontrar
A Fita Senhor do Bonfim você vai encontrar na JN Fitas e com prazo de produção recorde