O Dia
Dia 20 de Novembro é comemorado o dia da Consciência Negra, porem embora venha crescendo sua visibilidade à data é considerada feriado somente em parte do território nacional.
Seja como for há inúmeros sites com informações, sobre o porquê, história, simbolismos…
Juntamente com as motivações para fazer dessa data a representatividade da luta dos negros no Brasil.
Mas você sabe o porquê o termo Consciência Negra e sua importância?
Vamos abordar apenas algumas curiosidades aqui, até porque o assunto é extremamente delicado e individual.
Cada um tem sua percepção, seu tempo e sua forma de trazer isso pra si.
Por que “Consciência Negra”?
“O Dia Nacional da Consciência Negra é também uma data para refletir sobre a situação da população negra no país até os dias de hoje.
Pois é o segmento populacional mais atingido pela violência policial e pelas desigualdades sociais e econômicas.
Consciência Negra era o nome de um movimento anti-apartheid que estava à frente de greves que fragilizaram a política segregacionista na África do Sul em 1973.
O movimento era liderado por ativistas como Steve Biko, morto em 1972.
O Consciência Negra defendia a autoestima da população reprimida e adotou o lema “Black Is Beautiful”, do movimento negro dos Estados Unidos.
O objetivo era, além de reforçar as características físicas das pessoas negras, fazer com que o negro olhasse para si mesmo como ser humano.”
(fonte: https://almapreta.com)
Importância
Acima de tudo a data é pra resgatar e valorizar a história e luta pela liberdade dos negros no país, e principalmente combater preconceitos que até hoje é muito presente na sociedade.
Em outras palavras serve para colocar em evidencia os problemas estruturais que arrastamos ao longo da história e um bem acentuado é o racismo.
Claro, que essa é uma luta diária, afinal já estamos trazendo isso por muitas décadas, contudo uma data serve de engajamento para abertura de mais espaços pra ser verbalizado o problema.
Nos sigam nas nossas redes sociais Instagram: @jn_fitas e Facebook